Projetos em Tricô · Projetos Gratuitos

Jogo da Bugalha em Tricô • Tutorial em vídeo e escrito

As 5 Bugalhas aconchegadas nas minhas mão ♥

Olá ! Tudo bem? Espero de coração que sim… esses dias (que já viraram meses de isolamento) me fizeram sentir saudade de pequenas coisas, que antes pareciam ser insignificantes, porém com o tempo em que já estamos isolados (quase um ano) a saudade desse tempo distante, onde o abraço não representava perigo, é cada dia maior… com o pensamento nesses dias, lembrei-me do Jogo da Bugalha! Quando nos reunimos no sítio, sempre alguém aparece com 5 pedrinhas redondas e lisas para jogarmos… teve uma vez em que uma das tias costurou bugalhas de tecido para nós, porém elas estouraram com o tempo de uso (risos e um pouco de choro). Lá no sítio, sentados na grama fofa, com idades variadas de 10 a 100, sempre tem uma roda de jogadores de bugalhas.

Eu não sei ao certo com quantos anos aprendi a jogar, provavelmente quando a mão atingiu o tamanho certo para segurar as 5 bugalhas juntas!

Aqui tem somente 4 bugalhas, a número 5 o meu gatinho Otto, me pediu gentilmente com um rom rom, para brincar…

Acho que, muito provavelmente você já tenha jogado, esse jogo tem vários nomes e eu conheço dois deles – 5 marias ou bugalhas. Com uma pesquisa rápida na internet, descobri que é um dos jogos mais antigos do mundo, era jogado desde que com pedacinhos de ossos até com pedra preciosas por reis e príncipes… a forma mais comum, são saquinhos de tecido cheios de arroz e pedrinhas, porém a ideia de faze-las de tricô, surgiu por causa do meu gatinho amarelo, o Otto. Tricotei para ele brincar um pequeno saquinho quadrado e coloquei um pouquinho de fibra acrílica. Ele tentou brincar, porém não parecia muito feliz, pois a cada patada ou jogada, o saquinho ia longe e ele se desinteressava. Percebi que ele precisava de peso… enchi de arroz, grande erro!! O arroz vazou todinho pela trama do tricô (risos nervosos por ter que limpar todo aquele arroz espalhado, e ainda acho arroz em baixo dos móveis 😓) a terceira tentativa foi o feijão. Deu super certo e o Otto brinca feliz com o saquinho pela casa… ele tem o hábito de pegar com a boca a pontinha do saquinho e lançar no alto (é tão fofo) e o som que o saquinho faz ao cair no chão é o mesmo de quando estamos jogando bugalhas no sítio… prontinho, nasceu uma incontrolável vontade de tecer bugalhas!!!!

Antes de tudo, é importante lembrar que você pode vender as feitas a partir desse padrão, mas, não pode usar o padrão original em aulas, não pode replica-lo em crochê e não pode vender na internet ou fora dela, qualquer dúvida entre em contato por e-mail.

Tutorial das Bugalhas em vídeo

Materiais e Ferramentas

Para tece-las, você pode usar qual fio, é necessário muito pouco fio para tecer e pode ser tanto fio de algodão (amigurumi ou amigulove) como fio misto (balloon ou amigurumi soft) ou acrílico (fios baby ou de espessura similar ao baby) como é o meu caso. Pode usar aquelas sobrinhas, é importante que todos sejam da mesma espessura e coloridos. Aqui nas minhas, usei restinhos de fio fofura nas cores, amarelo claro (0325) verde água (5311) rosa antigo (3227) azul claro (0541) e vinho (7136). Para todos os fios citados, agulhas de tricô circulares número 03, com cabo de 80 cm ou maior. Tesoura, agulha de tapeçaria e feijão para encher os saquinhos.

Bugalhas • Padrão Escrito

Comece colocando 26 pontos na agulha de tricô, lembre-se de deixar uma sobra de fio suficiente para a costura, em torno de uns 20cm. Então, teça a primeira carreira em ponto meia e monte o laço mágico ficando com 13 pontos de cada lado do laço e teça mais 18 rodadas. Depois disso, arremate os pontos e costure a parte inferior com a agulha de tapeçaria.

Pois então, coloque um pouco de feijões, o suficiente para encher, mas não muito, para não ter perigo de estourar a costura. Finalize fazendo a costura na parte superior e borde olhinhos se desejar e prontinho!!!


Todos os meses, entre os dias 27 e 28, é enviado o Boletim Fantástico. É um e-mail, porém, escrito a mão, como uma carta cheia de notícias boas, cupons especiais e spoilers das criaturas que estão por nascer. Juro juradinho não envio spam nem encho a sua caixa de e-mail com propagandas. Eu respeito o consumo consciente de informação.


Um gatinho amarelo feliz com o seu brinquedo novo.

Para fazer menor ou em Tricô Plano …

O tamanho apresentado aqui, usando os fios e agulhas citadas, fazem bugalhas de 4 x 5 cm. Cabem todas em uma das minhas mão, tenho mão pequenas. Porém, se desejar fazer tamanho menor, para crianças, é só diminuir 2 pontos e fazer 2 rodadas a menos do número total. Diminua mais se achar necessário 😁.

Para tecer em tricô plano, caso você deseje, basta substituir as rodadas impares por carreiras de ponto tricô e seguir as mesmas quantidades de pontos. Para fechar e formar o saquinho, faça uma costura no sentido da altura do tricô, feito isso, a finalização é igual ao saquinho tecido em tricô circular.


O Clube das Criaturas Fantásticas é um plano de assinaturas, onde todo o mês o membro tem a disposição para download um projeto (em PDF) exclusivo em amigurumi em tricô. Cada projeto é pensado para fazer a imaginação (adulta ou infantil) voar. As criaturas são para incentivar o  brincar,  decorar, presentear, relaxar e resgatar aquele quentinho gostoso no coração que o fazer manual nos proporciona. Para mais informações, clique no botão abaixo:


Bugalha sonhando com o dia de ir no sítio….
Gatinho Amarelo feliz com o seu tesouro de brinquedos…

A Tenda (forma carinhosa que chamo a lojinha de padrões) lá você encontra padrões com mais de seis meses de lançamento no Clube das Criaturas Fantásticas e também há padrões exclusivos da lojinha. A atualização dela está acontecendo aos poucos, espero daqui uns poucos dias, ter uma boa gama de padrões disponíveis por lá. ♥


Tão bonitinhas

Acredito que por hoje é isso, não deixe de acompanhar os post do Instagram e qualquer dúvida entre em contato por e-mais: tecele.contato@gmail.com Amo ler os comentários gentis deixados nos post.

Obrigada pela visita, abraços e bom tricô ♥

2 comentários em “Jogo da Bugalha em Tricô • Tutorial em vídeo e escrito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s