Clube das Criaturas Fantásticas · Projetos em Tricô

Clube Fantástico de Fevereiro: Palhaço Gustave e seu amigo patinho Kiko • Tutorial Gratuito Mini Chapéu para Amigurumis

Olá! Espero que você esteja bem e fresquinho nesses dias quentes que tem feito… Por aqui há sempre um chá gelado com limão para amenizar um pouco o calor… Porém não vim aqui reclamar do calor, mas sim confessar para você que sinto um pouquinho de medo de palhaços (contraditório né?) igualmente sei, que várias pessoas também sentem algo parecido, o cinema e a literatura contribuíram para a imagem de palhaços assustadores, confio fielmente na opinião dos amigos sobre esses filmes e livros, pois, eu mesma não tive coragem de assistir (risos)… mas nem de longe é esse sentimento que quero despertar em você (Gustave não é assustador)… mas quero puxar aquelas memórias de criança, de ir ao circo nas tarde de domingo, onde tinha uma pipoca cheirosa e uma cocada docinha huhummm … Nasci em uma cidade super miudinha e pacata, no interior do estado do Paraná, quando o circo entrava na cidade, tudo se agitava e as crianças alvoroçadas para assistir o espetáculo… saudade de tudo isso… Desse sentimento e mais algumas coisas nasceu o – Palhaço Gustave.


O Clube das Criaturas Fantásticas é um plano de assinaturas, onde todo o mês o membro tem a disposição para download um projeto (em PDF) exclusivo em amigurumi em tricô. Cada projeto é pensado para fazer a imaginação (adulta ou infantil) voar. As criaturas são para incentivar o  brincar,  decorar, presentear, relaxar e resgatar aquele quentinho gostoso no coração que o fazer manual nos proporciona. Para mais informações, clique no botão abaixo:


Fevereiro é mês do Carnaval, mês de alegria e folclore, que pelas restrições impostas pelo Covid-19 foi cancelado. Enquanto construía esse projeto, fiz uma pesquisa rápida sobre palhaços, a palavra vem do italiano paglia, que significa palha (material usado no revestimento de colchões). O nome começou a ser usado porque as roupa dos palhaços era feita do mesmo pano e revestimento dos colchões. A palha, protegia das quedas, estripulias e cambalhotas. Também encontrei outras variações (inglesas e americanas) mas nada muito certo sobre a origem.

Outra coisa que eu gosto em palhaços é que eles são líricos, tem a ênfase no subjetivo, nos sentimentos, impressões individuais e na alma. Palhaços são inocentes, ingênuos e frágil. Não é um personagem, ele é o próprio ator expondo-se, mostrando sua ingenuidade. Na busca por tudo isso, o ator não constrói um personagem, mas encontra essas próprias energias, tentando transformá-las em seu corpo, cada ator desenvolve esse estado pessoal, de palhaço, com características particulares e individuais. Por esse motivo vemos palhaços tão diferentes uns dos outros.

Também descobri que existem alguns tipos de palhaços: o Cara Branca é elegante e metido, sua apresentação é cheia de números complicados, mostrando habilidade e treino. É ele que atira a torta, porém, nunca recebe uma tortada. O Mímico nunca fala, usa o corpo para se expressar e contar histórias engraçadas. O Augusto é o clássico, usa o nariz vermelho, roupas largas e peruca, ele é bobo e sempre é a vítima do Cara Branca. O Vagabundo é inspirado nos moradores de rua europeus, tem uma barba falsa pintada no rosto, usa roupas largas e rasgadas, sempre triste e melancólico. E o Augusto Europeu que não usa fantasia, mas escolhe uma peça lúdica, como um macacão ou suspensório e usa o nariz vermelho, ficou popular em hospitais e ONGs.

O meu Gustave é uma misturinha de todos os tipos, ele tem a esperteza do Cara Branca, a expressão de um Mímico, a inocência de um Augusto, a melancolia de um Vagabundo e a capacidade de alegrar de um Augusto Europeu. Foi assim costurando os pedacinhos de cada um que Gustave foi recheado. Depois de tudo, achei ele um pouco solitário, então resolvi tricotar um patinho para ser o melhor amigo do Gustave e compartilhar com ele as pequenas alegrias do dia… agora o motivo de ser um patinho, não sei muito explicar, foi uma ideia súbita tipo – vou fazer um patinho (risos)

Falando um pouquinho de tricô e da construção do brinquedo, ele é tecido em tricô circular, é colorido, porém usa todos aqueles restinhos de fios guardados, o importante é todos serem mais ou menos da mesma espessura. O PDF contém muitas fotos, explicações de como faze-lo em tricô plano, contém vídeos de apoio com as técnicas usadas para tricotar o padrão e uma aula especial para auxiliar a confecção do macacão. Além do grupo de apoio no telegram.

Para adquirir o padrão do Palhaço Gustave e do patinho Kiko, acesse a lojinha de padrões no botão abaixo. Por favor, leia a descrição do produto antes de se tornar membro, porém, se ainda ficar alguma dúvida, pode me enviar um e-mail tecele.contato@gmail.com, ficarei feliz em responder 🙂


Kiko é protegido, sempre ao lado do amigo…
Seu minúsculo coração fica gigante de alegria que Gustave compartilha… ♥

Em alguns dias alternados do mês é enviado o Boletim Fantástico. É um e-mail, porém, escrito a mão, como uma carta cheia de notícias boas, cupons especiais e spoilers das criaturas que estão por nascer. Juro juradinho não envio spam nem encho a sua caixa de e-mail com propagandas. Eu respeito o consumo consciente de informação.


Gustave é artista, ele vive no espaço entre os mundos interno e externo… Seu dom é a capacidade de manifestar o que está dentro dele… nem sempre é fácil, mas com isso vem a habilidade de inspirar novas maneiras de ver o mundo… Gustave ama a beleza e é conectado aos seus sentidos. Ele nunca deixa de usar o seu chapéu e trabalha pela liberdade… se orienta pelo coração e seu entusiasmo criativo… Gustave nunca se esquece do seu amigo, o patinho Kiko, de quem cuida como filho… o carrega para cima e para baixo, compartilhando as pequenas alegrias do dia ♥


Outra forma de apoiar o meu pequeno negócio artesanal é adquirindo um padrão na Tenda (forma carinhosa que chamo a lojinha de padrões) lá estão expostos os padrões com mais de seis meses de lançamento no Clube das Criaturas Fantásticas e também há padrões exclusivos da lojinha. A atualização dela está acontecendo aos poucos, espero daqui uns poucos dias, ter uma boa gama de padrões disponíveis por lá. ♥


Tutorial Gratuito • Mini Chapéu para Amigurumis

Gustave também acredita que quanto mais se compartilha mais se ajunta, e que várias outras criaturas podem se sentir mais feliz usando um belo chapéu semelhante ao seu, ele compartilha com você, gratuitamente o tutorial do Mimi Chapéu. Porém, Gustave diz que é importante lembrar que você pode vender as feitas a partir desse padrão, mas, não pode usar o padrão original em aulas, não pode replica-lo em crochê e não pode vender na internet ou fora dela, qualquer dúvida entre em contato por e-mail. Lembre-se do senso de comunidade. E quando você tecer o mini chapéu e compartilhar nas suas redes sociais, não deixe de marcar a @tece.le

Aqui no meu, usei agulhas circulares número 03 com cabo de 80 cm e fio Ballon na cor Positano – 2630. Então montei 30 pontos. Teça a primeira carreira em ponto meia e monte o laço mágico. Siga as instruções abaixo:

Rodadas 2 a 11: meia
Rodada 12: (meia até os últimos dois pontos, 2pjm) 2x
Rodada 13: meia

Repita as rodadas 12 e 13 até sobrarem 4 pontos.

Não arremate os pontos, corte o fio com uma sobra e com o auxílio da agulha de tapeçaria, passe o fio por dentro dos pontos restantes e puxe bem, com cuidado para não arrebentar. Dê um nozinho e esconda o fio dentro do chapeuzinho. Faça um pompom e prenda na ponta, usei a cor Itapuá -5217 do fio Ballon. Para o acabamento, enrolei um pouco a barra do chapéu para formar a borda, coloque enchimento dentro para ficar no formato correto.
Para enfeitar, coloquei um pompom e preguei um botão de coração e fiz um pequeno bordadinho, imitando um galhinho e folhinhas.

Se você desejar tecer em tricô plano, troque as rodadas ímpares por carreiras de ponto tricô, depois costure no sentido do comprimento, formando assim o chapeuzinho.

Acredito que contei as coisas mais importante sobre o Palhaço Gustave, não deixe de acompanhar os post do Instagram e qualquer dúvida entre em contato por e-mais: tecele.contato@gmail.com Amo ler os comentários gentis deixados nos post.

Obrigada pela visita, abraços e bom tricô ♥

2 comentários em “Clube Fantástico de Fevereiro: Palhaço Gustave e seu amigo patinho Kiko • Tutorial Gratuito Mini Chapéu para Amigurumis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s