Clube das Criaturas Fantásticas · Cotidiano

Liquidificador sem tampa…

Olá! Desejo que este texto encontre você quentinho e confortável nesses tempos estranhos e nublados… por aqui, os dias estão abafados e as noites compridas. Um conjunto de vivencias e acontecimentos, que a sensação é estar com um liquidificador sem tampa ligado sobre a bancada, onde tudo espirra fora do controle, sujando e respingando nas paredes, onde a gente fica sem ação… não sabe se puxa a tomada, desliga o botão, sai correndo ou senta e chora… Veio dessa sensação o tema desse post.

Tenho tricotado muito, o trabalho metódico de repetir os movimentos das mãos tem auxiliado a concentração. Os processos que envolvem um brinquedo de tricô tem distraído a mente de várias questões… mas o corpo sente, fica dolorido e tenso em uma época em que deveria estar tranquila…

Um novelo fofinho, pois esse texto é difícil de ilustrar….

Não quero ter um texto pessimista, gosto e prefiro compartilhar coisas alegres e bonitas. É difícil de acreditar que nesses dias nublados, onde cada um de nós tem a sua situação difícil e delicada, surgem pessoas que são injustas em ações, mostrando uma agilidade mental incrível para se beneficiar do sobre o trabalho de outra pessoa… aqui nessa situação, cabe muito bem um ditado que minha mãe sempre diz – “é fácil tirar o couro de onça morta!” Nos PDFs dos padrões Tecelê, tem especificado que pode ou não pode ser feito com o PDF e com o brinquedo feito a partir das instruções do PDF, também tem informações aqui na lateral do blog, no seguinte texto:

Todos os direitos sobre designs, ilustrações, textos e fotos são DA TECELÊ – LÊ YAMASHITA. Por favor, pergunte primeiro se você gostaria de usar qualquer um dos meus materiais com direitos autorais. Fotos adicionadas ao TECELÊ e as páginas do Pinterest ou do Facebook podem ser compartilhadas nesses sites usando a opção de compartilhamento, mas não devem ser baixadas para uso pessoal. Todos os direitos são reservados, e o descumprimento pode acarretar processo judicial, conforme lei Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Obrigada por respeitar e valorizar o tempo e a dedicação de quem cria.

Isso quer dizer, que tudo o que é postado e colocado aqui e nas demais redes sociais, são de minha autoria e não poder ser usadas ou postadas sem a minha autorização. Você pode (e eu acho incrível que faça isso) compartilhar os textos e fotos, usando os botões que as ferramentas disponibilizam para esse fim. Aqui no blog, eles estão no final do post e no instagram é o aviãozinho, logo abaixo da foto, onde você pode enviar para alguém especial ou compartilhar no seu próprio storie. Lembre-se de sempre compartilhar o post original, assim você mostra que respeita o trabalho dos artesãos que você admira, faça isso, é uma excelente forma de apoio gratuito. Todo mundo ganha

Outras questões tem surgido sobre os padrões, então achei interessante fazer em formato de perguntas e respostas. A maioria das coisas ditas aqui são válidas para todos os padrões (tricô ou crochê) Mas, caso você tenha dúvida de como agir, entre em contato com o seu artista favorito, o diálogo é sempre o melhor caminho.

Posso vender os brinquedos feitos a partir dos padrões? – Cada artesão deixa especificado o que pode ou não pode ser feito com os brinquedos feitos a partir de seus padrões. Os brinquedos feitos a partir dos padrões de Amigurumis em Tricô Tecelê podem ser vendidos em lojinhas virtuais ou feiras, porém não podem ser reproduzidos em escala industrial.

Posso compartilhar o padrão em PDF ou link de acesso com um amigo? – Não! Os padrões de Amigurumis em Tricô Tecelê são para uso pessoal e intrasferível. Você pode compartilha o link para que seu amigo também adquira um padrão para o seu próprio uso. Isso vale também para livros e para o Clube das Criaturas Fantásticas. Para padrões gratuitos, compartilhe o link original de acesso do blog ou post do instagram. Nunca, por favor, compartilhe os PDFs.

Posso desmembrar um PDF e criar algo a partir disso? – Também não, isso não é “criar”, é adaptar. A ideia original continua sendo do artesão que desenvolveu o padrão, você só o adaptou para algo novo. Criar é usar as suas referencias e conhecimento técnico e transformar isso em um brinquedo totalmente novo que ainda não existe. Não é permitido desmembrar ou adaptar os padrões de Amigurumis em Tricô Tecelê, você pode aproveitar o conhecimento adquirido com eles e criar (do zero) os seus padrões. Falando das cores, essas sim você pode escolher livremente as que mais ama, também tem vários detalhes dentro do padrão que eu deixo a seu critério de escolha

Posso transformar um padrão de crochê em tricô ou de tricô em crochê? – Igualmente não! Primeiro, não é tão simples assim cada técnica se constrói de uma forma e são diferentes, vou escrever mais sobre isso no futuro… Segundo, um padrão não é formado por apenas pela técnica de construção e materialização, vai além disso… cada padrão é formado por um conjunto de ideias, vivencias, emoções, estudo, gostos, estilo e personalidade muito particular de cada pessoa, torna o todas essas características tornam o amigurumi reconhecido como sendo de tal pessoa. Pense em algum projeto de sua artista favorita, agora imagine o mesmo projeto em tricô (ou ao contrário) não continua sendo o mesmo projeto da sua artista favorita só que materializado de outra forma? Então, trocar somente a técnica de materialização da ideia pode ser considerado cópia se a pessoa que fez isso obtiver lucros sobre o produto (por exemplo, vender o padrão como sendo de sua autoria). Existe um mundo maravilhoso em cada técnica, cheio de padrões maravilhosos, vamos utilizas os originais e valorizar e respeitar o trabalho criativo de cada artista.

Não encontrei o padrão, posso copiar “de olho”? – Toda a vez que a palavra “cópia” aparece na frase, sinto um arrepio gelado na coluna e não trás uma sensação boa (risos nervosos). Quase todos os padrões estão disponibilizados de alguma forma, talvez em planos de assinatura, na loja de padrões do autor, livros, em blogs e youtube. Caso, depois de muitas horas de pesquisa (não pode ter preguiça nas pesquisas) você não encontrar o padrão original, envie uma mensagem para o autor, ele com certeza dará uma resposta satisfatória. Se eventualmente, o padrão que você deseja não estiver disponível, não fique triste, existe incontáveis outros padrões que com certeza irão agradar a você ou seu cliente. Uma sugestão é procurar no site Amigurumi Today onde existem incontáveis padrões de amigurumis gratuitos. Não copie de olho.

Os padrões de Amigurumis em Tricô Tecelê você encontra aqui no blog, na Tenda Tecelê e no Clube das Criaturas Fantásticas. Aqui nesse post você encontra outras formas de apoiar o meu trabalho.

O padrão do Coração está gratuitamente no canal Tecelê no youtube

Em todos os padrões de Amigurumis em Tricô Tecelê você vai encontrar, o que pode ser ou não com aquele padrão, se ainda restar dúvidas, eu ainda acredito no diálogo como a melhor forma de resolver questões, então se você ficou com alguma questão, por favor, entre em contato comigo por e-mail tecele.contato@gmail.com e exponha o assunto, com certeza vamos chegar a um lugar que será justo e confortável para ambos os lados.

Por enquanto acredito que é isso, se mais dúvidas surgirem eu atualizarei esse post 🙂

Desejo a você um ótimo tricô

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s