Dicas de Tricô · Projetos em Tricô

Fórmula Mágica (ou quase) de tecer Gorrinhos para Amigurumis e Humanos …

Essa fórmula mágica permite tricotar peças, de qualquer tamanho, com qualquer fio e usando qualquer agulha…

Olá! Espero que você esteja confortável e quentinho ou fresquinho, dependendo do lugar do mundo onde esteja… Estou aqui sentada com uma xícara de chá quentinha escrevendo esse texto sobre a mágica do tricô. Gosto de chamar de mágica, mas não deixa de ser a matemática que permite essa possibilidade… Calma! Não se assuste por causa da matemática e simples e nós vamos usar a melhor invenção da humanidade – a calculadora !!!

Eu nunca fui uma boa aluna de cálculos, preferia artes e educação física… Confesso que aqui no mundo do tricô, a matemática (claro que simplifiquei todos os cálculos, você vai perceber…) permite tricotar peças, aqui nesse post vamos tecer gorrinhos, de qualquer tamanho, com qualquer fio e usando qualquer agulha… são muitas variáveis, mas sempre comece tricotando uma amostra!


Esse post foi escrito para quem é familiarizado com o tricô, mas você pode aprender todas as técnicas faladas aqui, de forma gratuita acessando o canal Tecele no Youtube.


Amostra Amostrinha revele todos os segredos dessa linha …

A amostra “mostra” todos os segredos do seu futuro tricô…

Encare a amostra é como se fosse a bola de cristal do tricô, vai lhe revelar todos os segredos do seu futuro projeto… a quantidade de pontos necessária para iniciar o projeto… a quantidade de carreiras ou rodadas para ficar do tamanho correto… e até mesmo se o fio que você escolheu será apropria do para projeto em questão. Tudo isso será mostrado pela amostra. É importante tecer a amostra com o mesmo tipo de ponto que será usado no padrão, aqui no caso, porto meia e ponto tricô. E você pode colocar uma etiqueta com as anotações de fio e agulha usados e guardar em um arquivo para consultas futuras.

Escolha o seu fio, aqui estou usando o fio urbano que foi gentilmente cedido pelo o Arteliê da Vivi nessa tom encantador de verde (5059) e agulhas 6 mm. Montei 20 pontos e teci da seguinte forma:

  1. carr: meia
  2. carr: meia
  3. carr: meia
  4. carr: meia
  5. carr: 3 meia, 14 tricô, 3meia
  6. carr: meia

Repetir as carreiras 5 e 6 até obter — e depois repetir as carreiras 1 a 4 e arrematar.

Prontinho a nossa maravilhosa amostra está prontinha para nos contar todos os segredos. Agora vamos começar as perguntas para a amostra.


Amostra Amostrinha me conte a quantidade de pontos devo montar na agulhina…

Aqui, vamos precisar de uma fita métrica para medir a quantidade de pontos cabem em um centímetro. Lembra quando eu falei que simplifiquei os cálculos? Pois é, eu calculo a medida de um centímetro 😅. Mas nada impede de calcular com 5, 10 centímetros… eu facilitei!

A amostra me contou que cabem 1,5 pontos em 1 centímetro…

Consegue observar o 1,5 pontos ali na foto? Cada ponto meia, forma um pequeno “V” então, precisamos descobrir quantos cabem em 1 cm, eu sempre prendo assim com as agulhas, facilita a visualização. Aqui na minha amostra, coube 1,5 ponto, anote isso.

Agora precisamos da medida da cabeça de quem vai usar o gorrinho, aqui no caso, a Dude Doll.

A Dude Doll tem 21 cm de circunferência de cabeça.

Ali na foto, mostra que a Dude Doll tem 21 cm de circunferência de cabeça. Já temos todas as informações necessárias para descobri a quantidade de pontos que deve ser montada na agulha, basta multiplicar a medida da circunferência pela quantidade de pontos que cabem em 1 cm. Fica assim: 21 x 1,5 = 31,5

Como não é possível montar meio ponto na agulha, arredondei para 32 pontos.


Outra forma de apoiar o meu pequeno negócio artesanal é adquirindo um padrão na Tenda (forma carinhosa que chamo a lojinha de padrões) lá estão expostos os padrões com mais de seis meses de lançamento no Clube das Criaturas Fantásticas e também há padrões exclusivos da lojinha. A atualização dela está acontecendo aos poucos, espero daqui uns poucos dias, ter uma boa gama de padrões disponíveis por lá. Inclusive o E-book com o padrão da Dude Doll ♥


Dude Doll feliz com o seu gorrinho novo.

Montei os 32 pontos nas agulhas, as mesmas que foram usadas para tecer a amostra. Eu decidi tecer em tricô circular, então dividi os pontos ao meio e montei o laço mágico. Enfim temos a última questão… tecer por quantas rodadas?


Amostra Amostrinha devo tecer quantas Rodadas para terminar essa Touquinha?

A amostra conta a quantidade de rodadas necessárias para o gorrinho encaixar perfeitamente na cabeça, de criaturas fantásticas ou humanas. Vamos usar a fita métrica novamente, agora para descobre quantas rodadas cabem em 1 centímetro.

A amostra me contou que cabem 2 rodadas em 1 centímetro…

Agora as agulhas estão no sentida da altura, mostrando que cabem duas rodadas em 1 cm. Tentei evidencia-los na foto, porém não sou uma pessoa com grandes habilidades de edição, são aqueles “V”s em destaque. 😊 Também precisamos medir a cabeça do nosso modelo. Em humanos, eu costumo medir da orelha (ali onde faz o furo do brinco) até o topo da cabeça. Mas como a Dude Doll não tem orelhas (risos) eu imaginei uma e medi.

Da orelha imaginaria até o topo da cabeça são 7 centímetros.

O cálculo é o mesmo que fizemos para descobri a quantidade de pontos, só mudamos as variáveis. Vamos multiplicar a medida da altura pela quantidade de rodadas que cabem em 1 cm. Fica assim: 7 x 2 = 14. Então, 14 rodadas, essas são as rodadas totais de todo o gorrinho.

Quando montei os pontos na agulha, para deixar acabamento bonitinho, teci 3 rodadas de ponto barra 1 por 1. Sobrando 11 rodadas. Tricotei em pontos meia por 8 rodadas e as últimas 3 reservei para as diminuições. Como aqui são poucos pontos, duas rodadas foram suficientes, se no seu projeto tiver mais pontos reserve mais rodadas para as diminuições, sempre fazendo uma rodada em ponto meia entre as rodadas de diminuição, o topo do gorro fica melhor acabado. E esse é o resultado final:

Gorrinho da Dude Doll feito com fio carinhosamente cedido pelo Arteliê da Vivi  ♥

Esse gorro vermelho, mostrado na foto, teci, usando a mesma técnica do gorrinho verde, porém usando as medidas da minha cabeça. Abaixo deixei uma tabela, com algumas medidas padrão para gorrinhos, para os casos em que você queira tecer algo de presente ou não tenha a pessoa por perto.

Tabela de Medida de Gorrinhos para Humanos 🙂

O Clube das Criaturas Fantásticas é um plano de assinaturas, onde todo o mês o membro tem a disposição para download um projeto (em PDF) exclusivo em amigurumi em tricô. Cada projeto é pensado para fazer a imaginação (adulta ou infantil) voar. As criaturas são para incentivar o  brincar,  decorar, presentear, relaxar e resgatar aquele quentinho gostoso no coração que o fazer manual nos proporciona. Para mais informações, clique no botão abaixo:



Todos os meses, entre os dias 27 e 28, é enviado o Boletim Fantástico. É um e-mail, porém, escrito a mão, como uma carta cheia de notícias boas, cupons especiais e spoilers das criaturas que estão por nascer. Juro juradinho não envio spam nem encho a sua caixa de e-mail com propagandas. Eu respeito o consumo consciente de informação.


Variedade de tamanhos de gorrinhos que podem ser tecidas.

Acredito que escrevi o máximo de informações existentes em minha cabeça sobre tecer gorrinhos. Não deixe de acompanhar os posts do Instagram e qualquer dúvida entre em contato por e-mais: tecele.contato@gmail.com Amo ler os comentários gentis deixados nos post. Se você puder, fiquei em casa, bem quentinho e tricotando, assim você fica seguro e mantém as pessoas em sua volta seguras também. ♥

Obrigada pela visita, abraços, saúde e bom tricô ♥

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s