Clube das Criaturas Fantásticas · Dicas de Tricô · Projetos Gratuitos

O que um macaco, uma coruja e um urso tem em comum? • Recapitulando os acontecimentos de Maio •

Olá ! Feliz por você estar aqui visitando a minha casa virtual, desejo saúde a você A pergunta tema do post, me faz lembra as charadas que fazíamos quando criança, por exemplo: Quem é o rei da horta? Porém a resposta é simples, mais simples do que plantar uma plantação de REIpolhos (risos) O que tem em comum entre um macaco, uma coruja e um urso é que todos são projetos finalizados no mês de Maio aqui no ateliê 😀

Teodoro • O Macaco de Macacão

Teodoro... o macaco... 🐵 O macaco que usa macacão... Teodoro gosta de brincar com emoção...
Ama se pendurar no alto e observar a vegetação 🌳🌳🌲

As palavras macaco e macacão, que eu não sei de onde surgiram, ficaram girando em minha mente alguns bons dias… Revisando os projetos, percebi que não havia nenhum macaco. Como pude cometer esse erro? Preciso corrigir isso rapidamente! Comecei loucamente a pesquisar sobre macacos, especificadamente, macacos brasileiros. A fauna nacional é repleta de animais lindos, exóticos e inspiráveis. A inspiração principal para o Teodoro, foi o Mico-leão-dourado, sendo mais específico, o dourado e o rabo comprido. Desenhei livremente um macaco e apliquei essas duas ideias, escolhi as cores mais coloridas que tinha aqui no acervo… e o resultado foi esse… eu gostei.

eu realmente amei esse detalhe da cabeça do Teodoro…

Falando um pouquinho sobre a construção do Teodoro, todas as partes são tricotadas em tricô circular, porém no e-book, contém as instruções para tece-lo em agulhas retas, caso você deseje assim. Depois essas partes são unidas com costuras simples para formar o Teodoro. Eu sei, eu sei… muita gente não gosta de costurar, porém a costura abre muito o leque criativo nos brinquedos e eu acredito que a costura é incompreendida (risos) vou escrever mais sobre costuras em um outro post… mas aqui, a costura permitiu o Teodoro ser o Teodoro.

Teodoro também usa roupas, afinal é um macaco de macacão… a blusa, é feita por troca de cores e tem pequeninas estrelas bordadas. Estrelas, que Teodoro mesmo bordou com pequenas partículas de estrelas que ele captura em suas aventuras… O macacão é tecido também em tricô circular, completamente sem costuras. A gravata borboleta foi um pedido especial do próprio Teodoro, pois ele quer estar elegante em todas as fotos. Os detalhes do rosto são bordados livremente…

O e-book contém:

  • Instruções de como tecer o Teodoro e as roupinhas (com materiais semelhantes aos meus o brinquedo ficará com uns 30 cm)
  • O e-book incluí fotos de como fazer os detalhes do brinquedo e vídeos das técnicas básicas usadas no projeto.

O Teodoro está esperando por você no no Clube das Criaturas Fantásticas até o dia 30 de Junho. O Clube das Criaturas Fantásticas é um plano de assinaturas, onde todo o mês o membro tem a disposição para download um projeto (em PDF) exclusivo em amigurumi em tricô. Cada projeto é pensado para fazer a imaginação (adulta ou infantil) voar. As criaturas são para incentivar o  brincar,  decorar, presentear, relaxar e resgatar aquele quentinho gostoso no coração que o fazer manual nos proporciona. Para mais informações, clique no botão abaixo:


Coruja Cora • Amigurumi em Tricô para a loja Entre Meadas

Cora é uma coruja muito sábia…🦉construiu sua casa no alto de uma árvore, a mais antiga do bosque…🌳 De sua pequenina varanda, pode observar as montanhas sussurrantes, a floresta azul e o lago cristalino… 🏔
Ela passa um tempo ali, todas as manhãs contemplando a vista e zelando de suas queridas plantinhas.
Os finais de tarde são especiais… Cora prepara um chá docinho e se senta na poltrona, ao lado da cestinha de tricô e estica os pezinhos para perto da lareira para se aquecer… E ali ela fica, tricotando, no passar tranquilo dos pontos, observando a grande janela… até a lua estar alta no céu…

Quando recebi o convite da Entre Meadas para desenvolver um brinquedo exclusivo para a loja, meu coração deu pulinhos de alegria! Como o de costume, fiquei pensando em algo… teria que combinar com a loja… ter as características dos meus desenhos e fazer sentido… levei um tempo nessa etapa. Fiquei olhando o instagram da loja que é inspirador, os fios e as cores são visualmente lindos, não vejo a hora de poder ir na loja conhece-los com os olhos das mãos (risos). A cartela de produtos é brilhante e farta, com fios nacionais e importados… o projeto precisava se relacionar com tudo isso… A resposta estava ali, na cara e eu demorei para perceber… a logo da Entre Meadas é uma coruja!! Nossa! Que obvio qual seria o desenho… enfim, as vezes a gente demora mesmo a entender o processo, faz parte… então nasceu a Coruja.

O nome, Cora, foi escolhido por enquetes do instagram e foi super divertido! O projeto da Cora, foi pensado para qualquer pessoa em qualquer nível de tricô, o padrão da Cora contém:

  • Instruções para tecer a Cora e o cachecol.
  • O e-book incluí fotos de como fazer os detalhes do brinquedo e vídeos das técnicas básicas usadas no projeto.

A Coruja Cora pode ser adquirida no site da Entre Meadas, de duas formas:

  • A primeira é o kit, que contém os fios, os mesmos que usei na medida certa para você tecer a Cora (as cores podem sofrer variação) enchimento e o padrão da Cora, um kit super fofo e útil para quem quer tecer sem preocupar, ou para presentear alguém que ama tricô e design exclusivo 🙂
  • A segunda forma é adquirir somente o padrão, para tecer com os fios e cores que tem em casa 🙂

Todos os meses, entre os dias 27 e 28, é enviado o Boletim Fantástico. É um e-mail, porém, escrito a mão, como uma carta cheia de notícias boas, cupons especiais e spoilers das criaturas que estão por nascer. Juro juradinho não envio spam nem encho a sua caixa de e-mail com propagandas. Eu respeito o consumo consciente de informação.


Ursolino • Amigurumi em Tricô para o blog da Pingouin

Ursolino é feliz… dá para ver na ponta do seu nariz… ❤️🐻

Em Maio, também recebi um convite delicioso da Fios Pingouin para desenhar um amigurumi em tricô e disponibilizar no blog da marca gratuitamente, depois de alguns minutos deitada no chão do atelier e algumas marquinhas de belisco no braço para creditar na realidade, levantei e comecei imaginar… a liberdade criativa as vezes pode ser uma prisão. É complicado não ter um ponto de partida… então pensei o seguinte – “Que animal é o primeiro que vem a mente quando pensamos em bicho de pelúcia?” O Urso… “Todo mundo teve um ursinho de pelúcia especial… que ganhou de alguém ou que representa um momento da vida” então se fosse um urso, a chance de erro era menor, porém poderia cair no monótono… então pensei – “Que acessórios posso colocar, sem acrescentar dificuldade ao projeto, mas, mesmo assim, deixa-lo diferente?” – “Um chapéu de aniversário e um babador! É claro!”

Ursolino é um ursinho feliz e ele deseja que todo mundo se divirta com o tricô, então o padrão foi desenhado para qualquer pessoa com qualquer nível de tricô, então o Ursolino é basicamente uma peça só, tecida em tricô circular, com duas pequenas costuras para fechar a cabeça e os pés dele. As orelhas e os braços também são tecidos em tricô circular e costurados, com pontos bem simples, no corpo do ursinho. O chapéu é feito em tricô circular, com um pompom na ponta e colado na cabeça do Ursolino (também pode costurar ou deixar solto, se desejar) o babador azul, feito em tricô plano e preso da mesma forma do chapéu. Ursolino costuma brincar e acompanhar o sono e os sonhos das crianças…

Você pode acessar gratuitamente o padrão do Ursolino no site da Fios Pingouin. Se você deseja aprender a tricotar, no meu canal do youtube tem aulas gratuitas das técnicas. Você pode aplicar as técnicas dos vídeos nas instituições e tricotar um Ursolino para você.


Se você me acompanho no Instagram deve ter notado uma diminuição nas aparições nos stories, tenho me sentido um pouco cansada, mas também com bastante trabalho, esse post é a prova escrita disso! Estou feliz por poder me manter e também manter você ocupado enquanto esperamos o dia de poder sair tranquilamente pela rua… suspiro profundo… Enfim, acredito que isso seja tudo, obrigada por ler até aqui!

Abraços e ótimo tricô

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s