fbpx
Fio Cusco • Gorrinho • Livro do Café • Blog

Olá! Desejo que você esteja confortável e tranquilo quando encontrar com esse texto. Por aqui, o inverno estão se convertendo em primavera. Os dias, estão cada vez mais longos e mais aquecidos, as plantas já começam a despertar do seu repouso de inverno e já ouço um sábia ou outro cantando na madrugada, esse é o evento mais importante da mudança da estação, eu começo a ouvi-los na madrugada e logo sei que os dias amenos e coloridos da primavera estão próximos. Sempre imagino que os Sábias fazem uma celebração na madrugada, comemoram a chegada das flores, é o fim do tempo de recolhimento. Também sei que tem pessoas que não gostam da cantoria em plena madrugada, é natural, faz parte da época de encontrar uma parceria para os futuros filhotes, algumas outras espécies também cantam na madrugada nessa época do ano. Eu não reclamo não, gosto de ouvi-los… bem melhor que o barulho da vizinhança que tem sido bem complicado ultimamente. :S

Voltando para o assusto principal, tem feito dias amenos, alguns bem frios e alguns bem quentes, isso é natural da troca de estação. Tadashi tem reclamado nos dias frios, então decidi tricotar um gorro mais quente para ele, já que o que teci no ano passado é para dias mais amenos. Logo após alguns dias, recebi uma caixa  recheada de fios lindos, alguns lançamentos de inverno 2022 da Fios Pingouin. A coleção é apaixonante, os novelos estão preciosos em material, qualidade e cores. Tinha em minhas mãozinhas duas meadas do fio Cusco, nesse tom maravilhoso, a cor é a Vale Sagrado – 9666, tem nuances de marrom, vinho e verde. Cusco tem um aspecto rústico porém muito macio, não pinica e não é áspero. É um fio singular, composto de um único cabo, volumoso, com torção leve, todas essas características trazem muita suavidade a malha, e também é bem quentinho.

Registro do processo do Tricô ˆ

O fio Cusco é vendido em meadas, nesse formato formato, preserva-se melhor a lã. A composição do fio é 30% lã e 70% acrílico. As meadas precisa ser transformadas em bolinhas ou novelos antes de começar a tecer, desfazer a meada e já começar a tecer, o fio embola e enche de nós. Se você for uma tricoteira equipada, provavelmente tenha uma meadeira ou guincho e uma máquina de novelos, essas duas ferramentas adiantam muito essa parte do essa parte do processo. Eu só tenho a maquininha de novelos, então primeiro preciso fazer uma bolinha.

Abro a meada e a coloca no encosto de uma cadeira, então vou enrolando manualmente o fio. Com a bolinha de fio pronta, eu já parti para o tricô, não refiz o novelinho na maquininha. Abaixo deixei imagem da meadeira e da maquininha de novelos. Ambos podem ser encontrados em armarinhos e no mercado livre em uma infinidade de preços. Uma orientação importante é não esticar nem apertar o fio na hora de enovelar ou fazer a bolinha, para perder as características do fio.

Fio Cusco prontinho para ser tricotado.
Fio nas agulhas 🙂

A construção do gorro é bastante simples, somente com pontos básicos de tricô. Usei uma meada de fio Cusco e agulhas circulares 6 mm com cabo de 80 cm. Uma meada foi suficiente para tecer um gorro tamanho adulto com uma pequena porção de fios como sobra.

Receita do Gorro Coffee

Comece colocando 88 pontos na agulha de tricô e monte o laço mágico. Coloque um marcador no início da rodada e siga as instruções abaixo:

Rodadas 01 a 12: meia, tricô 

Rodadas 13 a 37: meia

Diminuições:

Rodada 38: meia (6 meia, 2pjm) repetir as instruções dos () até sobrar 1 ponto, meia.

Rodadas 39 e todas as rodadas ímpares: meia

Rodada 40: meia (5 meia, 2pjm) repetir as instruções dos () até sobrar 1 ponto, meia.

Rodada 42: meia (4 meia, 2pjm) repetir as instruções dos () até sobrar 1 ponto, meia.

Rodada 44: meia (3 meia, 2pjm) repetir as instruções dos () até sobrar 1 ponto, meia.

Rodada 46: meia (2 meia, 2pjm) repetir as instruções dos () até sobrar 1 ponto, meia.

Rodada 48: meia (meia, 2pjm) repetir as instruções dos () até sobrar 1 ponto,meia.

Rodada 50: meia (2pjm) repetir as instruções dos () até sobrar 1 ponto, meia.

Rodada 52: meia (2pjm) repetir as instruções dos () até sobrar 1 ponto, meia.

Não arremate os pontos, corte o fio com uma sobra de uns 20 cm e com o auxílio da agulha de tapeçaria passe o fio por dentro dos pontos restantes, puxe e de um nó escondido. Esconda o fio na trama por dentro do gorro. Esconda também o fio que sobrou do inicio do trabalho. 

O Gorro Coffee fica assim depois de finalizado. Diferente do Gorro Orvalho, tem o topo da cabeça liso.
Com essa tabela, você pode tecer o Gorro Coffee em qualquer tamanho 🙂

Esse conteúdo foi disponibilizado de forma gratuita, porém você pode contribuir com o meu trabalho de divulgação e ensino de conteúdo craft aqui no blog e no youtube continue, adquirindo um e-book na lojinha. 

Completando o presente…

Completei o presente com o livro The Coffee Book, o livro aprofunda os conhecimentos sobre café mostrando os lugares que produzem o melhores grãos, as torras, métodos de extração e algumas receitas clássico. Tadashi começou a se interessar por café no início da pandemia e isso o manteve distraído durante os dias conturbados. Então pensei que ele gostaria de ter esse livro. Eu sou uma entusiasta do chá, mas um café com leite, cappuccino e frapê tem um lugarzinho especial no meu coração chazeiro. 

Comprei na Amazon, deixei o link aqui, caso você se interesse.

Aproveitando tudo isso, acatei uma ideia que recebi da Gio (Obrigada Gio por essa gentileza) de fazer um estilo de vídeo chamado vlog, especificadamente um Knitting Vlog, esse estilo de vídeo é mais uma forma de comunicação. Pode ter conteúdo falado ou só imagens e música, pode tratar de um assunto específico ou ser de acontecimentos do dia, depende muito do que cada pessoa quer transmitir.  Eu já conhecia vlogs de viagem e literários, inclusive os da Mel que são uma delícia de assistir.  Mas nunca pensei que meu conteúdo poderia ser nesse formato, depois do comentário dela, fiquei pensando e achei a sugestão bem interessante. Então, abracei e eu fiz o primeiro. ^^ 

A minha ideia foi fazer um vídeo tranquilizante e com  de informações sobre o fio, para auxiliar você na hora da compra, já que hoje em dia compramos mais virtualmente do que fisicamente, então ter uma descrição detalhada do fio contribui para as melhores escolhas. Desejo de coração ter sido útil a você. ˆˆ

No vlog, mostrei como fiz esse embrulho rústico, simples e delicado, com materiais disponíveis aqui no ateliê.

Já consegui pensar em vários outros temas para os vlogs e também aceito sugestões, fique a vontade para deixá-las nos comentários do post. Sei que não está tão bom, tenho dificuldade na desenvoltura com a câmera e na edição do vídeo. Acredito que a tendência, como tudo, é melhorar com a prática e eu juro juradinho que fiz o meu melhor. Desejo que você goste! Fiz com muito carinho.

Flores sempre trazem um tempero especial para os pacotes.

Por hoje é isso! Muito obrigada por estar aqui Vejo você em breve!

Abraços e ótimo tricô.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de compras