fbpx

Problemas e Soluções na construção do Alípio

Olá! Como você se sente hoje? Desejo que se sinta bem e que esses últimos dias de Julho tenham sido gentis com você. Por aqui as coisas estão lentos e um pouquinho caóticos. Período de férias na escolinha e ansiedade definitivamente não são uma boa combinação. Aqui, a minha rede de apoio é a escola… o tempo que a Aurora fica na escola é o tempo que tenho para produzir os padrões, os vídeos, as fotos e textos, atender os alunos e responder as mensagens e e-mails e estou falando de uma forma muito resumida pois o assunto é bem mais amplo e profundo. E para completar o quadro de desastres da semana passada, ela teve algum tipo de virose, ficou bem triste e queria colo de mãe, o que resultou em muito tempo para ela e tempo nenhum para mim, nem mesmo para lavar os cabelos… essa rotina de dedicação meio que me sufoca, eu amo ficar e fazer as coisas para ela, mas também preciso das minhas coisas para me preencher e conseguir ser uma boa mãe para ela… Eu sei, eu sei… vai passar e ela vai crescer, porém tem algumas necessidades (de trabalho por exemplo) que não dá simplesmente para esperar… enfim, me perdoe por esse desabafo, não é fácil gerenciar um negócio criativo, mesmo que pequeno, sozinha e cuidar de uma bebê… atrasos acontecerão… obrigada por sua paciência e apoio. ♡ Agora vamos para a continuação do post anterior, onde falei sobre o processo criativo de desenvolvimento do cavalinho Alípio, você pode ler esse post aqui. Nesse post escrevo sobre a construção e de alguns problemas que surgiram no meio do caminho, desejo de coração que ajude você de alguma forma.

O Alípio é fruto de um desejo muito antigo de tecer cavalos, cavalos marinhos e unicórnios… mas eu acredito que cada projeto tem o seu tempo, como se fosse uma gestação mesmo, a criatura se prepara para conhecer o mundo e o mundo se prepara para abrigar a criatura, não consigo ser prática (risos) o lúdico e a magia fazem tudo ficar mais interessantes!

Confesso que sentia dificuldade em desenvolver criaturas com esse formato de cabeça, o formato de pirâmide quadrangular, com base na nuca, com a posição da cabeça em relação ao pescoço de cerca de 90º, cabeças de animais como cavalos, vacas e girafas. Não concordo em dispensar essa estética importante para o formato do animal n e fazer da forma tradicional, costurando a cabeça sobre o pescoço, deixando de lado o visual característico do animal inspiração . Ao olhar, vemos o focinho, olhos, testa, crina e topo da cabeça descendo para o pescoço enfeitados pela crina esvoaçante. Ao costurar a cabeça diretamente sobre o pescoço, a visão anatômica fica distorcida, vemos só o focinho do cavalo, não acho essa visão bela e nem fotogênica.

Cavalos, vacas, alces, veados e várias espécies de animais quadrúpedes tem um formato peculiar de cabeça, meio triangular, com base na nuca, formando um ângulo de 90º com as orelhas no topo. Essa á uma característica importante e quis manter no boneco por dois motivos. Primeiro, essa estética torna o animal facilmente reconhecido, algumas particularidades anatômicas trazem memória de quem observa e o faz reconhecer, independente das cores.

E o segundo motivo, é estético e um pouquinho particular, eu não gosto da aparência da uma cabeça costurada sobre o pescoço, principalmente em animais que tem essa características do ângulo do pescoço tão peculiar. Ao olhar, de frente, vemos somente focinho grande e sem sentido, precisa de um ângulo muito específico para fotografar e tornar visualmente harmônico. Eu fotografo em um pequeno espaço, então pensar e planejar a fotografia, durante a construção do projeto colabora para que o processo de fotografar seja mais proveitoso. 🐴

Quando teci a Girafa Edith, consegui resolver em partes o problema, unir pescoço e focinho no mesmo laço mágico para finalizar a cabeça, tornado tudo uma peça só, assim chego ao formato e aparência que tanto almejei.

Porém, o tempo passa, vamos nos transformando, aprendendo mais sobre o ofício e descobrindo caminhos diferentes para chegar ao mesmo local… esse é o ritmo natural do trabalho. Penso e acredito que cada amigurumi é uma manifestação artística, trás em si muito da essência e do intimo do seu criador e que de certa forma criador e criatura são semelhantes. ♡

Ultimamente tenho sentido vontade de tecer amigurumis finos, alongados e poéticos, se esticarem os braços podem alcançar a lua, e isso me levou novamente ao problema. É mais fácil tecer esse tipo de corpo, testei várias formas e cheguei a essa conclusão por vários motivos, construir o corpo do brinquedo no sentido do pescoço para as pernas, essa forma deixa uma beleza encantadora no acabamento da base do corpo, que com a costura invisível trás um encerramento perfeito combinado com as pernas longas e divertidas. Em bonecos com formato humano, levanta-se os pontos da base do pescoço e tricota-se a cabeça. O processo de levantas os pontos já faz a “marca” na do pescoço, “dobrando” os pontos, deixando o formato da cabeça perfeito.

Ultimamente tenho sentido vontade de tecer amigurumis finos, alongados e poéticos, se esticarem os braços podem alcançar a lua, e isso me levou novamente ao problema. É mais fácil tecer esse tipo de corpo, testei várias formas e cheguei a essa conclusão por vários motivos, construir o corpo do brinquedo no sentido do pescoço para as pernas, essa forma deixa uma beleza encantadora no acabamento da base do corpo, que com a costura invisível trás um encerramento perfeito combinado com as pernas longas e divertidas. Em bonecos com formato humano, levanta-se os pontos da base do pescoço e tricota-se a cabeça. O processo de levantas os pontos já faz a “marca” na do pescoço, “dobrando” os pontos, deixando o formato da cabeça perfeito.

Aqui na foto ao lado, é a boneca Lionela e dá para perceber a marca que o levantar dos pontos deixa e como enriquece o formato da cabeça, ficando perfeito. ✨

Porém, essa cicatriz não favorece criaturas com o formato de cabeça triangular em 90º com base na nuca, com as orelhas no topo. Então como fazer?

Admito que passei um tempo pensando na solução, não queria abrir mão dos formatos do corpo e da cabeça, mas também não queria a cicatriz… eu tinha muitos não nas mãos e nenhuma solução… todavia, conhecimento adquirido fica armazenado na memória e surge quando o desespero começa a chegar (risos) Montagem Provisória o vento sussurrou… e eu pensei… é obvio Montagem Provisória !!

Já experimentei a montagem provisória em bonecos com formato humano, mas ao colocar a fibra, os pontos se estendem perdendo o formato do pescoço, mas aqui, era exatamente isso que a criatura precisava, que os pontos se alinhassem formando uma peça única. Testei e incrivelmente certo!!

Gosto de usar a Montagem Provisória feita em crochê. Essa técnica pode ser aplicada em qualquer projeto em precise recolocar os pontos do início ou de determinada parte, novamente nas agulhas e ter uma aparência limpa, sem a cicatriz que o levantar de pontos deixa. É fácil de fazer e desmanchar, mas precisa ter atenção e cuidado no processo, existe o lado correto para se levantar os pontos na correntinha de crochê e ao desmanchar, fazer isso ponto a ponto para não perder nenhum ou passar um fio de segurança entre os pontos antes de desmanchar a montagem provisória, tendo assim a segurança de não perder os pontos.

Eu gravei um video mostrando como faço a montagem provisória e desejo de coração que seja útil para você em algum momento da sua vida. ˆˆ


O projeto

Ambos os projetos da 04ª Campanha são em formato de E-book e contém:

  • Tutorial por escrito de forma detalhada;
  • Fotos passo a passo dos detalhes do projeto;
  • Lista de materias e ferramentas;
  • Infográfico de como ler o padrão;
  • Tutorial em vídeos das técnicas usadas para tecer o padrão;
  • Tutorial em vídeo de como fazer as costuras, montagem e acabamento do brinquedo;

Você tem também o suporte para responder as dúvidas por e-mail, no grupo exclusivo de assinantes ou nos encontros realizados. 

Fiquei muito encantada e satisfeita com o Alípio e de toda a experiência adquirida ao cria-lo, foram vários etapas desafiadoras e cada uma vencida com delicadeza, sem deixar a poesia de lado. Meu desejo é ajudar você, de coração, de alguma forma em seu processo de construir amigurumis, em ambas as técnicas (tricô ou crochê) ou também, despertar em você o desejo de se tornar membro do Clube das Criaturas Fantásticas. O funcionamento é simples: trata-se de um plano de assinatura em formato de campanhas bimestrais, onde você me apoia com um valor a cada dois meses. Esse apoio permite que eu continue com meu trabalho de criação de amigurumis em tricô e de compartilhar e ensinar sobre essa técnica artística de construir brinquedos usando agulhas e linhas. Para saber mais sobre o Clube e as outras criaturas que fazer parte das campanhas 01, 02 e 03, clique no botão abaixo e o cupom FANTASTICALOVERS13 dá 13% de desconto na modalidade Bimestral e o cupom FANTASTICALOVERS10 dá 10% de desconto na modalidade Anual.

Alípios e a Manta Haras ♡ Ambos disponíveis para os assinantes do Clube.

Agradeço de coração pela sua leitura e interesse no meu trabalho. É através do apoio e incentivo dos leitores como você que posso continuar compartilhando minha paixão e criatividade.

Se você gostou do que leu, convido você a apoiar meu trabalho, seja compartilhando com um amigo, deixando um comentário ou, se possível, contribuindo de alguma forma, assinando o Clube das Criaturas Fantásticas ou adquirindo um e-book avulso na lojinha. Seu apoio é fundamental e me motiva a continuar criando conteúdo que possa inspirar e trazer alegria. Obrigado mais uma vez e espero que você continue acompanhando minhas aventuras e projetos futuros:

E-books avulsos disponíveis na biblioteca:

No próximo post escreverei sobre os fios usados nos projetos, que também renderam muito aprendizados. ˆ

Abraços e até breve ♡

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de compras