O Pato Fabrício • Atualização do Clube das Criaturas Fantásticas
Olá! Espero que o início de ano tem sido gentil para você. ♡
Janeiro é um misto de empolgação e receio, pois é o mês onde apresento as mudanças que tenho preparado desde meados de Outubro. Finalmente abracei algo que tenho relutado há tempos: os tutoriais dos projetos em vídeo. Entendo perfeitamente a segurança que o vídeo traz, principalmente para os amigurumis de tricô, que são vistos como algo difícil. Tentei adicionar vídeos de apoio aos PDFs, mas esses vídeos tinham pouco acesso, e as dúvidas eram trazidas ao grupo de apoio. Então, conversei com várias pessoas e percebi que a questão da dificuldade é quebrada com a proteção e o conforto de assistir as mãos trabalhando e ver que é realmente possível fazer o que a receita pede. Respirei fundo e pensei – Então tá bom… é vídeo, vamos ter vídeos! Me organizei, preparei um roteiro, uma xícara enorme de chá, e trabalhei arduamente na produção. Os vídeos são caseiros, gravados com o telefone e editados por mim, mas juro juradinho que dei o meu melhor e estou lendo e estudando sobre o assunto, procurando sempre melhorar. ♡
Confesso que apesar da mudança, estou feliz e empolgada de ter conseguido realizar algo que desejava a tempos. A partir de Janeiro de 2024 os tutoriais do Clube das Criaturas Fantásticas são completos. E pensado em pessoas que desejam começar a tricotar amigurumis adicionei ao Clube das Criaturas Fantásticas um Curso de Tricô para Amigurumis, que contém as seguintes aulas iniciais:
- Montagem de pontos;
- Como fazer ponto meia e ponto tricô;
- Laço Mágico;
- Aumentos;
- Diminuições;
- Arremate.
A proposta é adicionar periodicamente aulas novas de técnicas usadas nos amigurumis. O Curso de Tricô para Amigurumis forma uma base sólida de conhecimento para iniciar os tutoriais. O acesso ao conteúdo dura o tempo em que a assinatura estiver ativa.
Os projetos podem ter variação na quantidade de aulas, tudo depende do tamanho e da complexidade do amigurumi. O primeiro projeto possui 07 aulas, com os seguintes assuntos:
- Como fazer o Corpo e arremata-lo;
- Como levantar pontos e tecer a Cabeça;
- Montagem e costura do Bico
- Montagem e costura dos Pés
- Montagem, costura e acabamento das Asas,
- Como fazer o Chapéu de Flor;
- Detalhes e Acabamentos finais.
Adicionei a descrição, a receita da parte mostrada no vídeo e também escrevi a receita no decorrer da aula conforme as coisas vão acontecendo. Outro detalhe que adicionei, pois era uma dificuldade minha quando a Aurora era bebê era a questão do som, não podia ouvir o som dos vídeos pois atrapalhava o sono e também não podia usar os fones pois precisava ouvir qualquer barulho dela, principalmente quando era recém-nascida e o terror do engasgo me perseguia, eu sentia falta de vídeos legendados. Então adicionei legenda a todas as aulas, assim ela fica inclusiva de inúmeras formas. 💛
O projeto para estrear todas essas mudanças, foi pensado com muito carinho e testado diversas vezes até chegar na versão perfeitamente fofa apresentada.
Fabrício é um patinho meigo e sereno, que mora logo ali, embaixo do pé de pitanga doce, as margem do rio Sereno… Fabrício coleciona miudezas do cotidiano, tem uma penteadeira cheia delas, acredita que a alegria está nas pequenas coisas… 🍂
Quase nunca sai de casa sem o seu Chapéu de Flor, acredita que o chapéu é da sorte… foi quando estava com ele na cabeça que encontrou as mais belas miudezas. 🍄 🍀
Fabrício caminha na beira do rio… e que sorte de miudeza encontrarei hoje? ✨
Fabrício coleciona miudezas de todas as coisas, há um potinho de miudezas sobre mim e outro com versinhos e poemas, em uma antiga latinha de biscoito, coleciona receitas e flores secas… as miudezas de Fabrício preenchem o dia, trazem aconchego e alegria.
Fabrício é especial, tem um significado enorme e representa um recomeço esperançoso, o sentimento que reina o início de ano.
O Fabrício é apresentado em duas versões, a primeira é uma inspiração no Pato Real (Anas platyrhynchos) que possui a cabeça em um tom de verde iridescente, refletindo as cores conforme a luz bate, logo abaixo do pescoço, um colar branco… parece estar sempre pronto para uma festa. Aqui eu usei tons não tão coloridos como o do Pato Real, mas tons que gosto muito particularmente, um tom de verde claro e seco que levemente lembra um Matchá latte, um tom muito acolhedor para mim, no corpo e nas asas tons vizinhos e serenos de natural e marrom claro. Toda a composição é muito pacifica e ressalta tranquilidade. Todas as cores são do frio Premium, tem uma cartela de cores interessante, porém por questões químicas, a textura do fio muda conforme a cor, não é um dos meus fios preferidos pela maciez, mas eu ignoro a aspereza por causa das cores. As referências das cores: verde 8028, marrom claro 8018, natural 8003.
A segunda versão foi tecida em duas cores do meu fio preferido em ambos os assuntos, cores e textura. O cinza é uma inspiração na história do patinho feio, que pensa que é feio mas na realidade é lindíssimo. No livro Dez Patinhos da autora Graça Lima, publicado pela Companhia das Letrinhas, o décimo patinho é cinza.
O amarelo é tradicional, aquela primeira imagem de patinho filhote que vem a memória quando pensamos em um. O fio usado foi o Sidney, merino, macio e com cores encantadores, uso esse fio em todas as oportunidades possíveis. As cores que usei são: creme 802, cinza claro 802. O bico e os pés de todos os Fabrícios, foi feito com o fio Luxor na cor âmbar 7236, ele é um pouco mais fino, mas aqui na estrutura do projeto, não fez diferença. O poético chapéu de flor… quem nunca assistiu um video de um patinho bebe com chapéu de flor no instagram/tiktok?
Fabrício precisava de um chapéu de flor.
Também de construção simples e confortável, usei quatro cores do fio Luxor (Butak 9664, Baja 9663, esfinge 6301, manna 6300) porém o chapéu azul é um tom maravilhoso do fio Soqs, (vintage green 2134) ambos os fios são similares em espessura, porém com elasticidades diferentes, então só precisa cuidar um pouco mais da tensão dos pontos para não ficarem apertados demais. Cada um dos Fabrícios ganhou um chapéu de cor diferente, combinando com a ocasião e personalidade.
Em todo o processo, usei agulhas circulares 2,75 mm com cabo de 80 cm. Eu troquei as agulhas por engano e acabei gostando muito do resultado. Você pode tranquilamente usar as agulhas 3mm que já possui, ou substituir para um tamanho confortável para você, também precisará substituir os fios para algum mais espesso ou usar fio duplo de um fio mais fino, se fizer as substituições o seu Fabrício ficara maior.
Se você deseja apoiar o meu trabalho, existem duas formar para isso, se inscrevendo no Clube das Criaturas Fantásticas e tendo acesso a todo o conteúdo descrito acima, com acesso ao conteúdo enquanto a assinatura estiver ativa. Eu ficarei imensamente feliz de ter você no Clube das Criaturas Fantásticas.
Se você já é tricoteira com experiência e tricota sazonalmente e deseja ter em seus arquivos a receita do patinho Fabrício, você pode adquirir na loja de ebook, sem precisar se inscrever no Clube. O projeto é bem escrito e detalhado, porém não tem os vídeos de apoio.
Mas atenção, se você deseja assistir os vídeos ou ter acesso ao curso de tricô, recomendo fortemente que se inscreva no Clube, não é feita a troca do arquivo pela assinatura em caso de compra por engano.
Fico a disposição para responder qualquer dúvida sobre a assinatura do Clube ou qualquer outro assunto. Pode ser por e-mail tecele.contato@gmail.com ou pelo inbox do instagram.
Estou empolgada e feliz com a nova fase e será incrível ter você junto. Obrigada por ler até aqui e deixe um comentário sobre o que achou de todas as mudanças.
Abraços e até breve ♡